Uma escola sustentável na construção e na essência – Escola Aracê – Projeto dos Arquitetos Alex Palermo e Adriana Palermo

Alex e Adriana Palermo são irmãos e estudaram na escola Waldorf Rudolf Steiner em São Paulo  do jardim de infância ao ensino médio  e ambos se formaram em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes. Ambos doaram sua participação na execução do projeto da Escola  Aracê de Indaiatuba.

Uma associação de Pais se uniu em 2014 Para criarem uma escola para  seus filhos ligada à “ Antroposofia “e assim  nasceu  a Associação Esperanto de Pais e Amigos da pedagogia Waldorf.

Imagem: Alex Palermo

Os  arquitetos Alex e Adriana Palermo foram convidados  e doaram o projeto num terreno de 20 mil metros quadrados .Segue a implantação geral que  será construída ao longo de alguns anos .

Imagens: plantas do projeto da escola

Atualmente o prédio que  abrigará berçário maternal e jardim da infância está sendo finalizado.

Fizemos  uma visita ao local juntamente com Alex que nos explicou toda sustentabilidade ali implantada. Todos os conhecimentos foram baseados na formação que Alex e Adriana obtiveram durante  sua vida escolar.

A escola Aracê conta com cisterna de captação de águas de chuva,com tratamento  de águas cinzas  (torneiras e chuveiros ) e também tratamento de esgoto.

O projeto de reuso de águas teve a parceria com a Arboré.

Imagem: tratamento de águas cinzas

O conforto térmico é feito através de aberturas próximas ao teto e as alturas dos pés direito das salas são maiores para uma melhor ventilação. A insolação também é privilegiada .

Seguem algumas fotos do edifício em fase de finalização

Imagem: vista externa da escola

A iluminação natural também como  fator relevante.

 

Imagens internas da escola

Assim este primeiro bloco poderá funcionar dentro de todos os conceitos da filosofia Waldorf onde vemos uma grande participação dos Pais e Professores na educação dos Filhos .Continuaremos à falar mais sobre esta construção até seu término .

Arquiteto Alex Palermo tem formação pela Faculdade Belas Artes de São Paulo 1991 a 1996   e Adriana Palermo tem formação pela mesma Faculdade Belas Artes de São Paulo 1999 a 2004 .

O mobiliário escolar foi executado pelos pais dos alunos e tem um aconchego especial e diferenciado .

Vale conferir.

Imagem: móveis fabricados pelos pais dos alunos

 

Imagens: Arquivo Pessoal/Paula Figueiredo

Arquiteta Paula Figueiredo

CAU A7476-4

Email paulafigueiredow@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *