Modo de vida nas civilizações Pré-Colombianas

Estamos diante de  uma civilização que incorporou a Arquitetura, o cálculo,a escrita e a religião em seu dia à dia.

A confederação Asteca em termos culturais ,era uma degeneração de civilizações preexistentes, eles absorveram aspectos dessa cultura incorporando à sua.

Os Astecas foram os povos mais civilizados e poderosos da América pré colombiana.

Ocuparam como se  auto denominaram os habitantes do Vale do México (Em uma ilha do Lago Texcoco ) vieram para esta região , depois de uma longa e lenta migração.

Chegaram de um lugar chamado Aztlán, situado no sudoeste do atual Estados Unidos , onde viviam como tribos guerreiras nômades .

Desde a era Cristã existiam civilizações urbanas, sedentárias e agrícolas  na região a exemplo dos Toltecas, os últimos à chegar ao refinado mundo do planalto mexicano foram os Astecas que setentarizaram-se e mesclaram-se com os toltecas e com esta aliança das cidades de Texcoco e  Tlacopan  surgir o “Império Asteca,“tendo como centro a cidade asteca de Tenochtitán.

Cada uma das cidades-estados possuía seu  rei, mas os Astecas tinham o comando militar  na época em que ocorreu a ocupação espanhola, o imenso império só reconhecia um chefe :Montezuma, o imperador asteca. A partir de sua capital Tenochtitlán (hoje Cidade do México, tinha uma população de 400.000 habitantes , na época, maior que qualquer cidade Européia , era uma vasta metrópole cercada de água como Veneza, com um labirinto de canais que atravessava em todas as direções ) os Astecas controlavam um  grande império que incluía quase todo centro sul do México .

Foram guerreiros famosos ,com uma organização militar muito desenvolvida.

Eles eram fortes de pele escura ,cabelos curtos e grossos e rostos redondos .

Teotihuacán

Esta cidade asteca apresentava um gigantesco conjunto arquitetônico no  qual se destacavam a “Pirâmide do Sol “ ( 60 metros de altura ,225 metros de laço na base quadrada , resultando em um milhão de metros cúbicos de  terra revestida de pedra ) e a “Pirâmide da Lua “(42 metros de altura , 1600 metros quadrados na base).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *