Por Paula Figueiredo – Os tempos atuais nos levam à ter cada coisa em seu lugar já que o tempo é hoje o nosso maior patrimônio .
A organização de uma residência passou à ser muito importante dado o pouco tempo que temos para as atividades domésticas .
No início do século passado as pessoas compravam tecidos e costuravam suas próprias roupas , as roupas mais importantes eram feitas por alfaiates e costureiras , havia pouco luxo e vivia-se com muita simplicidade .
Há duzentos anos então a situação era de extrema simplicidade , me dei conta disso quando visitando o Museu Naval em Lisboa me deparei com a cabine onde D. João VI e Dona Carlota permaneceram durante a viagem para o Brasil , na época era o que havia de mais luxuoso digno da aristocracia e hoje seria uma cabine média nestes imensos navios de turismo , onde muitos tem acesso muito mais do que naquela época .
Assim também era com os pertences e vestuários
O consumo exagerado de bens de consumo causou à sociedade moderna uma compulsão ao ter já diagnosticada por muitos psicólogos e terapeutas.
O vazio de alma faz as pessoas consumirem e naquele instante elas sentem uma agradável sensação e durante algum tempo trás à elas uma grande felicidade que vai passando , passando e ela se vê novamente na amargura .
A japonesa Marie Kondo escreveu quatro livros sobre organização , que coletivamente venderam milhões de cópias , mostrando assim que este consumismo exagerado está desaparecendo e existe hoje uma grande preocupação em se organizar os espaços organizando consequentemente a vida das pessoas . Ela diz-se organizada deste a infância .
Ela criou um método KonMari e tendo seus livros publicados em mais de trinta países .Ele consiste em reunir todos os pertences de alguém , uma categoria por vez e depois manter apenas aquelas coisas que “provocam Alegria “(tokimeku a palavra em japonês significa “flutter” palpitar , palpitar “
Marie Kondo faz muitas palestras a atravez delas ajuda pessoas a se organizarem e melhorarem sua aparência .
Estas atitudes levaram vários países a criarem programas de ajuda às pessoas a melhorarem seus espaços , sua auto estima e suas mentes deixando o consumismo excessivo de lado .
Já apliquei alguns de seus métodos em minhas arrumações e são muito eficazes .
Um deles é tirarmos uma foto do ambiente à ser organizado antes de tudo e a reação é surpreendente , você enxerga coisas que não conseguia ver à olho nu !
Uma vida mais organizada e com objetos que nos trazem alegria realmente nos trazem um ambiente mais acolhedor e vivemos de forma harmônica conosco !