Por Paula Figueiredo – Desde os tempos mais remotos e primitivos a energia emanada pelo Astro Rei nos proporciona uma preciosa fonte energética.
Com o avanço de nossas civilizações aprendemos à utilizá-la em suas mais diferentes funções.
Catedral de Brasília/Paula Figueiredo
Na Arquitetura a presença e a ausência de luz solar proporcionam aos ambientes o equilíbrio necessário para que tenhamos o conforto térmico desejado nas construções. Em Países de clima tropical como o nosso esta esta é uma das mais importantes observações em projetos à serem executados e trabalhamos mais para nos proteger do calor solar durante as estações do ano, o que não ocorre nos países de clima frio , eles necessitam deste calor para auxiliar no funcionamento interno dos edifícios.
Com o olhar maior para a sustentabilidade devido às mudanças climáticas os novos edifícios estão planejados com maior critério no quesito insolação e aos benefícios da correta utilização.
Harpa-concert-hall/Paula Figueiredo
Estas ações vão crescer de tal forma que em poucos anos será comum as pessoas se tornarem mais atentas em como se proteger do calor solar dado o aumento considerável da temperatura do planeta.
Residência sustentável/Paula Figueiredo
A utilização de mais espaços verdes criando micro climas e também de aproveitamento consciente de recursos naturais vai se intensificar.
Biblioteca na China/Paula Figueiredo
É da Natureza , nos é dado diariamente gratuitamente e cabe a nós o melhor aproveitamento deste tão precioso recuso, o Sol .
Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br
CAU A7476-4
Email paulafigueiredow@uol.com.br
Imagem de capa: Paula Figueiredo