Estamos diante de uma civilização que incorporou a Arquitetura, o cálculo,a escrita e a religião em seu dia à dia.
A confederação Asteca em termos culturais ,era uma degeneração de civilizações preexistentes, eles absorveram aspectos dessa cultura incorporando à sua.
Os Astecas foram os povos mais civilizados e poderosos da América pré colombiana.
Ocuparam como se auto denominaram os habitantes do Vale do México (Em uma ilha do Lago Texcoco ) vieram para esta região , depois de uma longa e lenta migração.
Chegaram de um lugar chamado Aztlán, situado no sudoeste do atual Estados Unidos , onde viviam como tribos guerreiras nômades .
Desde a era Cristã existiam civilizações urbanas, sedentárias e agrícolas na região a exemplo dos Toltecas, os últimos à chegar ao refinado mundo do planalto mexicano foram os Astecas que setentarizaram-se e mesclaram-se com os toltecas e com esta aliança das cidades de Texcoco e Tlacopan surgir o “Império Asteca,“tendo como centro a cidade asteca de Tenochtitán.
Cada uma das cidades-estados possuía seu rei, mas os Astecas tinham o comando militar na época em que ocorreu a ocupação espanhola, o imenso império só reconhecia um chefe :Montezuma, o imperador asteca. A partir de sua capital Tenochtitlán (hoje Cidade do México, tinha uma população de 400.000 habitantes , na época, maior que qualquer cidade Européia , era uma vasta metrópole cercada de água como Veneza, com um labirinto de canais que atravessava em todas as direções ) os Astecas controlavam um grande império que incluía quase todo centro sul do México .
Foram guerreiros famosos ,com uma organização militar muito desenvolvida.
Eles eram fortes de pele escura ,cabelos curtos e grossos e rostos redondos .
Teotihuacán
Esta cidade asteca apresentava um gigantesco conjunto arquitetônico no qual se destacavam a “Pirâmide do Sol “ ( 60 metros de altura ,225 metros de laço na base quadrada , resultando em um milhão de metros cúbicos de terra revestida de pedra ) e a “Pirâmide da Lua “(42 metros de altura , 1600 metros quadrados na base).