Com a descoberta do continente Americano, os europeus entraram em contato com uma série de culturas diferentes encontrando além do encantamento em nativos exóticos , civilizações complexas que possuíam conhecimentos de escrita, sistemas matemáticos, calendários e muitos outros atrativos.
Algumas dessas civilizações possuíam características e marcas como assentamentos urbanos, agricultura, arquitetura cívica e monumental além de complexas hierarquias sociais.
Algumas destas culturas já haviam deixado de existir antes mesmo dos Europeus chegarem às Américas no final do século XV e início do século XVI , mas foram estudadas e conhecidas por meio de pesquisas arqueológicas.
A Arquitetura cívica e Monumental da Era Pré Colombiana está evidenciada nas construções diferenciadas e as que mais se destacam encontram-se no México e Perú.
No sul mexicano mais precisamente na península de Yucatán desenvolveu-se a civilização Maia (1000 aC. ) e seu desenvolvimento mais significativo foi entre os 300- 1000 a.d.C.projetaram grandes edificações, pirâmides e palácios .
Templo do Sol em Palenque , Templo do Jaguar , Poço Sagrado e Chichén itza
A Arquitetura Maia sempre ligada aos ideais religiosos.
Os povos Maias eram politeístas e acreditavam na vida após à morte.
Na Arquitetura Maia encontram-se dois tipos importantes de construção:
A dos templos em forma de Pirâmides Escalonadas, com grandes escadarias íngrimes que dão acesso ao topo onde pousa o templo , de planta retangular e em grande maioria com um único andar.
Eram revestidos de tijolos e na parte superior do templo frontões esculpidos . Os palácios em geral tem um único andar com planta retangular e grandes fachadas ornamentadas e falsas abóbodas construídas à partir da suposição de pedras.
Continuaremos este assunto posteriormente comentando a civilização Asteca e a civilização Inca.