A civilização asteca foi imposta com guerras dos muitos povos da região mesoamericana antes da chegada dos colonizadores espanhóis à região. Sua capital era a cidade de Tenochitithán ou Mexichco-Tenochitithán, e após a conquista espalhola passou à se chamar Cidade do México.
A catedral do México que está nas fotos foi construída sobre o templo de Huitzlopochtli , afirmando a dominação européia sobre os povos americanos.
Segundo a lenda a cidade teria sido construída por povos vindos do norte do atual México , ocupando uma pequena ilha existente no lago Texcoco.
Com a utilização da própria lama do lago, a população foi formando as chinampas , que usam os locais construídos com a lama fazendo a ocupação sobre o lago.
Catedral Metropolitana da Cidade do México/Reprodução
Estudiosos indicam que a cidade surgiu à partir de 13 de julho de 1325 e foi se ampliando sobre o lago. Nestes espaços construídos e nas demais ilhotas habitadas, foram se formando diversos canais junto às ruas que serviam de locomoção dentro da cidade.
Haviam grandes pontes elevadiças para permitir a passagem de barcos. A cidade se ligava às terras fora do lago através de vias calçadas com pedras, existindo ainda arqueodutos que traziam água potável das montanhas próximas à cidade , com configuração muito semelhante à Veneza, na Itália.
Tenochititlán foi provavelmente uma das maiores cidades do mundo no século XVI .Sua população era entre 100 à 300 mil habitantes segundo estudos. É´realmente muito interessante.
Com a chegada dos colonizadores espanhóis tudo se modificou e esta cidade foi praticamente destruída. Civilizações que foram extintas mas de grande curiosidade para a humanidade.
Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br
CAU A7476-4
Email paulafigueiredow@uol.com.br
#paulafigueiredoarquitetura #paulafigueiredoarquitetos