O Arquiteto Diego Espírito Santo, da ES Arquitetura recebeu o prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Hábitat Sustentável na categoria Residencial 2017. Diego Espírito Santo, 40 anos, formou-se pela Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul em 2002. É especializado em ecoconstrução e arquitetura hospitalar, com diversas obras no Brasil e exterior.
Por Paula Figueiredo – Sua obra vencedora uma residência de 1421 m² implantada em um terreno com 15 mil m² sem impactos na topografia.
Na execução desta magnífica residência houve uma minuciosa gestão de resíduos de obras.
Interessante a utilização de dióxido de titânio na fachada de concreto, ele libera radicais livres purificando o ar.
Mencionamos aqui algumas atitudes sustentáveis aplicadas :
Iluminação Econômica
Utilização de luz natural em todos os ambientes. durante o dia não há necessidade de luz artificial. 98% da iluminação artificial foi utilizado led.
Solução Bioclimática
Boa orientação solar, luminosidade natural e ventilação cruzada para proporcionar um eficiente conforto térmico , a obra foi executada pelo Engenheiro Mauro César Sônego.
Energia Solar
Foram colocadas 42 placas fotovoltaicas na cobertura que geram energia para todas as necessidades e o excedente levado para a concessionária da rede pública garante créditos aos proprietários Telhado Verde : A área da construção foi compensada pelos 350 m² da cobertura com jardim, irrigado com água da chuva e de reuso. Solução que contribui no conforto térmico da residência.
Acabamentos especiais
Utilização de Bambu como elemento estrutural e decorativo em pergolados , brises e forros . No piso da casa usou-se madeira certificada o cumaru. A arquitetura de interiores é assinado pela arquiteta Vânia Marroni Burigo.
O projeto de paisagismo teve a assinatura do arquiteto paisagista Benedito Abbud com destaque para canteiro para hortaliças curvo e com estrutura em aço corten , seu desenho remete ao triskle , símbolo de origem celta .
Leia abaixo a entrevista com o Arquiteto Diego Espírito Santo
Paula Figueiredo – Diego é gratificante ver uma obra com tanta beleza e gostaria de saber como você observa as ações sustentáveis na atualidade?
Na atualidade a tecnologia nos ajuda muito na implantação desses conceitos, mas temos que nos lembrar de fazer arquitetura onde palavra sustentabilidade já está inserida. o cuidado com a orientação solar, iluminação, permeabilidade, ventilação cruzada etc….
Paula Figueiredo – Seus clientes proprietários da residência premiada participaram com interesse pelas soluções sustentáveis utilizadas?
Sim, tiveram participação em todas as estratégias.
Paula Figueiredo – Como sua carreira profissional se desenvolveu e o que como foi trazido para estas ações sustentáveis?
Desde o inicio da faculdade. Nós somos ensinados a projetar de maneira racional buscando sempre o menor impacto.
Paula Figueiredo – Fale-nos sobre seus mais recentes projetos.
Posso falar de um em especial, que estamos muito empolgados.
Estamos fazendo o projeto de uma reforma e qualificação Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, fica aqui em Criciúma.
Hoje o alunos necessitam de melhor estrutura, com acessibilidade e salas de aula mais qualificadas. Estamos doando o projeto e precisaremos de ajuda para realizá-lo.
Paula Figueiredo – Diego é um imenso prazer saber um pouco sobre sua trajetória profissional e deixo aqui o agradecimento sincero pelos seus ensinamentos.