Desde que o homem passou a habitar o planeta Terra, ele precisou vencer as barreiras impostas pelas condições climáticas, se protegendo das chuvas, do frio, dos animais e ter também um ambiente onde pudesse preparar seu alimento e guardá-lo. Começa assim a ideia de “Abrigo”.
Na idade da Pedra Lascada, o homem viveu nas cavernas, elas foram seu abrigo e para ter posse deste local precisou enfrentar animais que ali habitavam ou se escondiam.
Pintura Rupestre/Reprodução
Quando havia escassez de alimento na região ou o homem se sentia acuado frente aos animais, ele procurava outro local onde pudesse sobreviver.
Por esta razão o homem primata era chamado de “nômade”(sem local fixo), como sua fala era pouco desenvolvida procurava se comunicar através das pinturas nas paredes da caverna, mostrando assim como era seu cotidiano.
Tempos depois surge a idade da Pedra Polida, aonde o homem começa à abandonar as cavernas e à construir seus abrigos.
Imagem/Nurague-habitacao da era da Pedra Polida
Estas construções foram conhecidas como Nuragues (Edificações em forma de pedra, sem nenhuma argamassa, feitas em forma de cone).
Mais tarde o homem descobriu o fogo e tudo se modifica pois passou de nômade para sedentário. Com o fogo ele ilumina seu abrigo e cozinha seus alimentos.
Assim passou a ter maior proteção e melhores condições para se desenvolver e estabilizar sua Família.
Imagem/Homo-erectus/Reprodução
Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br
CAU A7476-4
Email paulafigueiredow@uol.com.br
#paulafigueiredoarquitetura
#paulafigueiredoarquitetos
[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]