Várias organizações, entidades de classe, prefeituras municipais, estão transformando espaços ou terrenos urbanos sem utilização, como terrenos próximos às torres de alta tensão e muitos outros em hortas urbanas.
Várias escolas também em muitos municípios de todo país estão adquirindo o mesmo hábito do cultivo de hortaliças pelos próprios alunos.
Existe hoje nas redes sociais um grupo chamado “hortelões urbanos “formado por mais de oitenta mil membros.
O grupo foi criado em 2011 e tem como finalidade informar as pessoas as técnicas de cultivo e reportagens sobre o assunto.
Percebo como arquiteta e urbanista que esta prática pode ajudar principalmente pessoas idosas.
Percebi na cidade de Berlim vários terrenos sendo utilizados para o cultivo de hortaliças por idosos.Isto gera renda e também bem estar à toda família.
Estas práticas estão se tornando cada vez mais utilizadas pela população brasileira. As chuvas constantes também facilitam a captação das águas pluviais utilizadas na rega.
Existem cartilhas para a criação de hortas urbanas orgânicas elaborada pelo instituto Polis em parceria com o projeto Moradia urbana com tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. É só baixar e mãos à obra.
Arquiteta Paula Figueiredo –www.arquitetapaulafigueiredo.com.br
CAU A7476-4
#arquitetapaulafigueiredo
#paulafigueiredoarquitetos